Facebook Flickr Youtube Contato
Pular para o conteúdo
Voltar

Comissão de Assuntos Socioeconômicos visita COI de São José

Centro integra informações da Guarda Civil Municipal, Policia Militar, Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Saúde e Assistência Social

 

A Comissão de Assuntos Socioeconômicos da Câmara Municipal de Bragança Paulista visitou, nesta segunda-feira (16/10), o COI (Centro de Operações Integradas) de São José dos Campos. Os vereadores Moufid Doher, Paulo Mário Arruda de Vasconcellos, Quique Brown, Sidiney Guedes e os secretários de Mobilidade Urbana, Manoel Marcos Botelho, e de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, visitaram o local. 

 

Os vereadores e os secretários foram recebidos pelo assessor de Planejamento de Segurança do COI, Marcelo Ramos, e pelo guarda civil municipal Jefferson Donizetti de Lima, que atua como apoio técnico no local.  Referência em ações integradas, o espaço monitora as ocorrências registradas pela Guarda Civil Municipal, Policia Militar, Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Saúde e Assistência Social de São José dos Campos 24 horas por dia.

 

O município de São José dos Campos é o primeiro a firmar convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para integração do sistema de atendimento de emergências da Polícia Militar e das informações coletadas pelo COI, por meio da adesão ao Projeto IntraGov. "É uma integração, que deve ocorrer nos próximos dias, de um sistema já existente e utilizado pela Polícia Militar. O sistema integrado ideal é todo mundo no mesmo espaço físico, mas a utilização do software analítico é mais barata, viável e menos burocrática", explicou Marcelo Ramos.

 

No encontro, o vereador Paulo Mário informou sobre o projeto para a criação da Central Única de Emergência, com informações de ocorrências em aeroportos, companhia de gás, saneamento, mobilidade urbana, saúde, segurança e defesa civil em Bragança Paulista compartilhadas em tempo real. "Participei de reunião com o secretário Estadual de Segurança Pública (Alexandre de Moraes) em 2015 e informei do interesse em levar o 190 para este espaço. Atualmente as chamadas para a Polícia Militar que são feitas no município são atendidas e classificadas em Campinas, com uma série de dificuldades para o atendimento das ocorrências", explicou Paulo Mário, que ainda ressaltou a importância da troca de informações para o aperfeiçoamento dos sistemas. 

 

Segundo informações do secretário Dorival Francisco Bertin, Bragança Paulista conta com 48 câmeras de videomonitoramento em funcionamento e atende emergências em regime de plantão 24 horas por dia no telefone 153.

 

Composta pelos vereadores João Carlos Carvalho (presidente), Sidiney Guedes, Moufid Doher, Paulo Mário Arruda de Vasconcellos e Quique Brown, a comissão volta a se reunir na última quarta-feira de outubro (25/10), às 13h, no auditório da Câmara. A sessão pode ser acompanhada presencialmente ou através do site www.camarabp.sp.gov.br.